Criar forum gratis
O forum abordará a proposicao de Maria Montessori para Pedagogia Científica que revela-se no processo de observacão constante,realizado pelo professor sobre o aluno ,que irá gerar investigacão para adequacão das condicões que asseguram á crianca a livre expressão do seu ser, no sentido da plenitude de sua natureza. o
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem
Data: 05/03/2004 07:08:15
De: rosane hopp
IP: 200.147.83.76-
Assunto: MARIA MONTESSORI/ quem é, o que fez e suas contribuições p/ educ

MARIA MONTESSORI/ quem é, o que fez e suas contribuições p/ educ

MARIA MONTESSORI
Maria Montessori (1870-1952), nasceu na Itália. Interessou-se pelo estudo das ciências, mas decidiu-se pela Medicina, na Universidade de Roma. Direcionou a carreira para a psiquiatria e logo se interessou por crianças deficientes, o que mudaria sua vida e a história da educação. ‘’A grande contribuição de Maria Montessori à moderna pedagogia foi a tomada de consciência da criança “, percebendo que estas respondiam com rapidez e entusiasmo aos estímulos para realizar tarefas, exercitando as habilidades motoras e experimentando autonomia. Montessori graduou-se em Pedagogia, Antropologia e Psicologia. A atividade combinada de observação e pesquisa acadêmica, levaram-na a criar a” Casa dei Bambini, em 1907, inicia nesta época seu trabalho com crianças ditas normais. Em 1922 é nomeada inspetora-geral das escolas da Itália. Devido ao regime fascista, deixa seu país em 1934. Continua seu trabalho na Espanha, Índia e Holanda.
Devido sua formação médica teve fortes influências positivistas, acreditava na experiência sensível externa que dá ao homem o progresso da inteligência, para que ele possa deixar de egoísmo e viver também para os outros.
Para ela a educação deve ser efetivada em etapas gradativas, respeitando a fase de desenvolvimento da criança, através de um processo de observação e dedução constante, feito pelo professor sobre o aluno. Na sua visão a criança traz consigo forças inatas interiores, pré-disponibilizada para aprender mesmo sem a ajuda do alheio, partiu de um princípio básico: A CRIANÇA É CAPAZ DE APENDER NATURALMENTE. Buscando desenvolver essas energias, acredita que o educando adquire conhecimento e se torna livre para a expressão do seu ser através da liberdade do seu potencial, disse: “DEIXE A CRIANÇA LIVRE, E ELA SE REVELARÁ”. Segundo Montessori, na sala de aula o professor é uma espécie de orientador que ajuda a direcionar o indivíduo no seu desenvolvimento espontâneo, para que o mesmo não desvie do caminho traçado, assegurando a livre expressão do seu ser, sua exigência com o professor era; RESPEITO À CRIANÇA.
A escola criada por Montessori prima pela educação que leva em conta o ser total, também a criança como um todo: a interdependência corpo-mente. O homem não é um ser acabado, pronto. É alguém “em trânsito”,a caminho- sujeito a todas as mutações da Cultura. Para ela, educar é semear, é transmitir VIVÊNCIA. O educador educa através de ATITUDES, que servem como apoio/referencial para criança. Isso mostra sua preocupação com o bem-estar e social da criança e também com o aspecto prático da educação. Ainda segundo ela, a criança aprende mexendo-se (aprendizagem-movimento), num ambiente previamente preparado.
A Drª. Montessori criou a ‘’Casa Dei Bambine’’ da escola elementar ‘’Quadriga Triunfante’’, foi a denominação dada por ela para caracterizar a linha de demarcação das disciplinas a serem trabalhadas com crianças de 3 a 6 anos (pré-escola) que são: desenho, escrita, leitura e aritmética. Essas disciplinas são desenvolvidas por meio de materiais previamente preparados, para atingir a educação dos sentidos e o exercício de atividades motoras e manuais, favorecendo o desenvolvimento intelectual.
Sua escola foi totalmente adaptada para atender as necessidades da criança, para que ela mesma sem ajuda de adultos possa desenvolver suas atividades. As cadeiras e mesas eram do tamanho ideal para crianças, os trincos das portas e o quadro eram acessíveis, bem como os armários e os materiais pedagógicos, que favorecem a independência do aluno.
Para o aperfeiçoamento na distinção das dimensões mediante a percepção visual, foram propostos vários materiais como: encaixes sólidos, blocos, encaixes geométricos, a educação do sentido cromático composto de 63 tabletes enrolados em fios de seda de cores vivas, e o material dourado, um dos mais conhecidos e utilizados pela maioria das escolas.
A maior contribuição dada por Montessori que ainda hoje é muito utilizada, foi criação de materiais pedagógicos para desenvolver o sensorial, o motor e conseqüentemente o intelectual.

Em resposta a:

Texto sobre infancia (maria montessori/ed inf - 12/02/2004 19:46:07)
Breve histórico da infancia Após leitura e discussões prévias percebemos que ao longo da história da humanidade, crianca ficou excluída, à margem da sociedade, vista como um ser sem identidade,um objeto indefeso e inferior. A partir do século XVl, surge o primeiro sentimento de infancia, a paparica...(ver)

Respostas:

MARIA MONTESSORI/ quem é, o que fez e suas contribuições p/ educ (Lila, Rê e Nédjma nedjmallip@hotmail.com - 12/03/2004 16:59:58)
Ói nóis aqui... Realmente Maria Montessori é uma figura importantíssima para a Educação Infantil, além de ser a primeira mulher a repensá-la, seu método apesar de positivista ajudou a salvar muitas vidas... VIVA ÀS MULHERES!!! Beijos... Regiane, Nédjma e Liliana ;))) ...(ver)
MARIA MONTESSORI/ quem é, o que fez e suas contribuições p/ educ (Cássia Zaparolli Mendes - 14/05/2004 09:31:36)
Gostaria de saber as teorias educacionais da Maria Montessori...(ver)
MARIA MONTESSORI/ quem é, o que fez e suas contribuições p/ educ (ROBERTA VERISSIMO DE ANDRADE BRANCO verissimo_branco@click21.com.br - 27/07/2010 12:17:38)
Bom dia! Preciso urgente montar um seminário sobre a vida e obra de maria montessori, gostaria que me orientase pois entrei no curso normal a pouco tempo. Se tiver essas informações pode enviar para meu email. Obrigada....(ver)
Eu queria saber a suas contribuiçoes para a educação das crianças...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2014 -   http://www.insite.com.br